segunda-feira, 7 de abril de 2008

Audax 200 - Porto Alegre - 06/04/2008


Depois de mais de 1 ano, retorno a Porto Alegre, e o melhor, pra fazer um Audax.
Decepcionado com os rumos que o Audax Brasilia ta seguindo, ja fui decidido a fazer o 300 tambem em POA, pois a galera de Brasilia ta transformando o Audax mais em uma festa, tirando as caracteristicas que tanto motivam e estimulam num Audax.
Só em Brasilia tem um monte de gente te indicando o caminho, apesar da navegação fazer parte da prova. Em Bsb o tempo todo passa carros e motos da organização do seu lado, ja vi ate alguns fazendo batedor em ciclistas passando por trecho sem acostamento, esse tipo de apoio descaracteriza a prova, onde o ciclista tem que ser auto suficiente, respeitar e ESTAR INTEGRADO AO TRANSITO. Esse ano a gota dagua foi terem mudado o trajeto pra nao passar por trechos escuros, ora, quem tem medo de escuro, bicho papão ou coisas do genero, não faça Audax. Brasilia tem uma prov... festa interessante... vale a pena participar, mas nao devia se chamar Audax.


Como ja tinha o brevet desse ano, fui decidido a baixar meu tempo ou abandonar, afinal, queria assistir Gremio x Juventude as 16:00, ja tinha assistido no dia anterior ao Inter x Ulbra (pelada feia), minha ideia era tentar pegar um pelote logo no inicio e manter entre os primeiros, feito isso, depois de 20 km percebi que tava eu e mais 2 na ponta, o resto todo ja tinha sumido da vista, ai começou a passar pela minha cabeça que dava pra ser o primeiro a fechar, Audax não é superação pessoal? 200 km pra mim só seria superação se chegasse na ponta.
Chegamos os 3 no PC1, parada rapida como deve ser e quando percebi o Pablo tinha saido, ele queria ser o primeiro, apressei o outro cara e seguimos os 2 caçando o Pablo. Pc 2, la tava o cara, agora ele não escapa, mas a Record local pediu pra me entrevistar e nisso o cara vazou, o outro que seguia comigo falou que precisava comer, certamente não ia esperar e segui sozinho. Cheguei ao PC 3 e la tava o cara, tomando refrigerante, agora não escapa. Não demorei 2 minutos e chamei o cara pra gente seguir, fomos trocando vacuo, mantendo 30 a 32 de media. Na chegada do PC 4 ja vi que ele tava nas ultimas, ele ate perguntou se eu nao queria parar uns 5 minutos.... hehehe... falei que nao, que era pra gente seguir logo, fomos ate o PC 5 numa boa, mas depois do PC 5 ele nao aguentava mais puxar o vacuo, só eu que puxava. Faltando 15 km ele ficou um pouco numa subida, resolvi esperar, vi que ele tava nas ultimas. Faltando 10 km, ao passar por um pedagio, minha mente maquiavelica funcionou, tinha um monte de bandeiras da Coca Cola e eu falei "pô, essas bandeirinhas tão de sacanagem com a gente", na mesma hora que ele olhou, resolveu parar pra tomar uma Coca... hehehhe. fiz os 10 km finais sozinho, e cheguei com 7:45, sensaçao do dever cuprido e objetivo alcançado.
Fica o agradecimento aos amigos Franzem e Giovani, por toda hospitalidade, caronas, compania na pizzaria, etc. Certamente o dia que vierem a Brasilia vou retribuir.

Nenhum comentário: